12.REFLEXÃO FINAL

O computador passou a ser um recurso didáctico num momento posterior à minha formação inicial, o qual passei a utilizar depois de ter sentido necessidade, porque me sentia incompetente face ao domínio que os alunos tinham, e por isso frequentei algumas acções de formação sobre word, excel, powerpoint e internet. No entanto, só conhecia de nome o termo blog e agora já possuo um domínio básico.

            As temáticas abordadas são actuais no contexto educativo português por serem imprescindíveis à formação para a cidadania. Contudo, verifico que eu, assim como os outros colegas da escola, temos alguma dificuldade em fomentar um ensino/aprendizagem que contemple algumas dessas temáticas.

Face à abordagem feita nas aulas, reconheço que adquiri conhecimentos sobre várias estratégias para abordar essas áreas??, algumas bastante simples e com a cooperação da comunidade educativa.

A educação para a sustentabilidade é um conteúdo programático que é contemplado na planificação das disciplinas, de vários anos de escolaridade, mas fica limitado a um trabalho de pesquisa com debate, feito na sala de aula. Restringo a este espaço físico, não sendo esse tema – ou outros, como tive oportunidade de constatar com apresentações de colegas – utilizado para promover uma aprendizagem em contextos não formais. Na componente curricular não disciplinar – Área de Projecto do 12º ano – é que fui aberto à educação não formal. Admito que esta minha acção educativa resulta da formação inicial que tive, incluindo o estágio pedagógico, em que a preocupação era essencialmente a instrução. Claro que ultrapassei há muito tempo essa perspectiva educativa, mas reconheço que enriqueci em termos profissionais com as perspectivas de abordagem da sustentabilidade e cenários educativos não formais, que foram apresentados por colegas.

Quanto ao trabalho prático, fiz pesquisas bibliográficas pelo facto de ser tema do projecto da investigação que vou realizar no segundo ano do mestrado. Para tal relembrei alguns aspectos legais e adquiri alguns conhecimentos sobre o que foi e é ensinar Ciência. Neste sentido fiz alguma pesquisa sobre as diferentes concepções pedagógico-didácticas e a epistemologia do conhecimento. Numa fase inicial da minha actividade profissional promovi um ensino essencialmente do tipo transmissivo, o qual ainda o utilizo na leccionação de certos assuntos. As actividades laboratoriais tinham como finalidade a verificação dos conhecimentos. Mais recentemente, defino as estratégias das aulas após um diagnóstico das concepções que os alunos possuem sobre os conteúdos da unidade didáctica e algumas das actividades são de carácter experimental, as quais surgem com base em problemas e requerem uma prévia pesquisa dos discentes. Mas é um processo ensino/aprendizagem de carácter formal, com a preocupação de relacionar os conteúdos com situações da realidade dos alunos.  

Sobre a educação sexual, apesar de alguma experiência, considero que antes do início do próximo ano escolar terei que fazer alguma pesquisa sobre diferentes estratégias de abordagem desta componente formativa, uma vez que além de docente também irei ser director de turma. Ora, pelo facto de ir desempenhar esse cargo, terei que orientar a elaboração do projecto de turma e coordenar e avaliar a sua concretização.

Em síntese, a Didáctica e Desenvolvimento Curricular II, contribuiu para ampliar perspectivas para o ensino/aprendizagem da Biologia e Geologia, ter uma maior capacidade crítica em relação à minha acção educatica e uma consciencialização de que o nosso contexto social mudou pelo que a escola tem uma outra função. Adquiri valorização no campo profissional, que foi a motivação para a minha candidatura ao mestrado. No entanto, foi um percurso formativo que não tem fim, porque a sociedade é mutável e, consequentemente, a minha função na educação também irá mudar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: