4. AVALIAÇÃO

4/3

Nesta aula foi feita a visualização de um vídeo sobre a tese de mestrado em que a avaliação incidiu sobre o impacto do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências. A justificação do estudo foi testar a melhoria das práticas do ensino das Ciências em trabalho de índole experimental  e o seu impacto nas aprendizagens dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. A mestrada, Maria Pedro, centrou-se ao nível dos conceitos adquiridos pelos alunos e das capacidades adquiridas por estes. Tendo em conta a finalidade – produzir instrumentos de avaliação a utilizar – as questões a investigar foram:

Como avaliar?

Que instrumentos?

O enquadramento teórico, em termos sintéticos, abordou o conceito de competências, de capacidades e ainda os efeitos que essa metodologia de ensino poderá ter a nível do saber, do saber-fazer e do saber-ser. Quanto à metodologia utilizou duas amostras:

a) uma com alunos sujeitos a uma aprendizagem em que o docente tinha frequentado o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências

b) e a outra com alunos em que o docente não tinha frequentado a referida acção de formação.

Os resultados obtidos com os instrumentos utilizados, foram validados e permitiram concluir que os alunos da amostra a) tinham desenvolvido competências que não foram atingidas pela amostra b), o que prova a importância que teve a referida formação em termos de eficácia para o processo ensino/aprendizagem.

Na minha opinião considero que na metodologia utilizada não foram consideradas as competências que os alunos das duas amostras possuiam inicialmente, para depois se poder verificar a evolução verificada na aprendizagem. Esta é uma variável a ter em conta, além de outras, tais como o nível social e cultural a que pertencem os discentes, o que não consta na tese de mestrado, mas que não deixa de ser um factor que condiciona os resultados e, consequentemente, as conclusões.

Esta tese centrou-se em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, mas foi possível, a nível de grande grupo, fazer uma transposição para os níveis de escolaridade que os mestrandos leccionam, o que considero positivo. Além disto, a partir da tese também foi possível clarificar e relembrar alguma terminologia, designadamente:

– a avaliação tem como finalidade regular o processo ensino/aprendizagem, o que é conseguido através de técnicas e instrumentos. Isto não foi novidade para mim, contudo, o mesmo não posso dizer sobre  avaliação formadora e avaliação formativa. A primeira incide sobre as aprendizagens dos alunos, isto é, o que estes atingiram e não atingiram, enquanto que a segunda, reporta-se à acção do docente, ou seja, ao que foi bem e mal feito no processo ensino/aprendizagem. Sobre as técnicas e instrumentos de avaliação fiquei com ideias mais claras, pois, por vezes, confundia técnicas com instrumentos. Do que foi referido entendi que: a técnica de observação implica a utilização dos instrumentos testes de verificação (usa-se indicadores Sim ou Não ou escalas que têm indicadores de níveis que vão de 1 a 5) e descrição narrativa; na técnica de inquérito utilizam-se como instrumentos os inquéritos ou/e entrevistas e ainda o inventário; o portefólio é o instrumento utilizado na técnica de análise; na técnica de testagem usam-se como instrumentos os testes normativos e os criteriais, nestes últimos temos como exemplo as provas de aferição.

– a natureza de investigação pode ser qualitativa – análise de conteúdo – ou quantitativa – análise estatística, conhecimento que já possuia, assim como se deve aplicar, uma vez que foi um tema abordado na pós-graduação que fiz.

No final desta aula foi solicitada, como tarefa extra aula, a planificação de uma unidade didáctica ou de uma aula, onde deverá constar os conteúdos, as competências, as estratégias e a avaliação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: