4.1.Plano de Aula

   

                                                                            ESCOLA  SECUNDÁRIA DE JOSÉ ESTÊVÃO

                                                                                    ANO LECTIVO 2009/2010

 

                                                                                               PLANO DE AULA

ANO DE ESCOLARIDADE: 10º                                             DISCIPLINA: Biologia e Geologia

UNIDADE DIDÁCTICA: Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos

TEMA: Movimentos transmembranares

OBJECTIVOS:

  • Compreender o processo de transporte activo.
  • Caracterizar o processo endocitose.
  • Comparar a fagocitose com a pinocitose.
  • Aplicar o processo de transporte activo a uma situação.
  • Pesquisar no manual informação sobre endocitose.
  • Utilizar os dados da pesquisa na resolução de uma situação apresentada na actividade do manual.
  • Exprimir  por escrito e verbalmente os conhecimentos.
  • Cooperar com os colegas do grupo.

 

COMPETÊNCIAS

            Os objectivos da aula irão contribuir para o desenvolvimento das seguinte competências:

  • Desenvolver a autonomia na análise da informação em suporte escrito bem como na capacidade  de expressão escrita e verbal.
  • Promover a socialização.

 

ESTRATÉGIA

» Perante a questão de partida apresentada no início da aula “Qual o movimento transmembranar responsável pela diferente composição do meio intracelular em relação ao meio extracelular?” expor as características do transporte activo e regitá-las, esquematicamente no quadro negro.

» Entregar uma ficha de trabalho (em anexo) sobre a composição dos meios extra e intracelulares em iões,  para ser resolvida em pequeno grupo.

» Orientar a análise das respostas às questões da ficha de trabalho (em anexo), apresentadas pelos diferentes grupos.

Informar que a amiba, tal como outros seres eucarióticos unicelulares capturam do meio partículas (ex. microrganismos) para se alimentarem, e que não são micromoléculas ou iões. A partir desta informação levar a que o aluno formule o seguinte problema: “Qual o movimento transmembranar envolvido na captura de partículas pela amiba?

» Propôr que façam, individualmente, a recolha e tratamento da informação sobre a endocitose, a partir do manual e que registem as concepções fundamentais.

» Orientar a discussão a nível de grande grupo, sobre os registos feitos a partir da actividade individual.

» Propôr a resolução, a nível de pequeno grupo, da actividade do manual (Biologia 10/11 da Areal Editores,pag.69 –  em anexo) sobre o processo endocitose.

» Orientar a nível de grande grupo as respostas dadas pelos grupos de trabalho.

»Registar no quadro negro as características da endocitose.

»Indicar como TPC a resolução da questão 4, pág. 84 do manual(Biologia 10/11 da Areal Editores- em anexo).

MATERIAL

   » Ficha de trabalho.

   » Actividade do manual.

   » quadro.

 

AVALIAÇÃO

Instrumentos utilizados na aula:

   » grelha de observação ( em anexo)

Instrumentos a utilizar na próxima aula:

   » TPC

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